EXPOSIÇÃO DE 0FICINA DE ARTES – MOSTEIRO DE TIBÃES

A exposição patente no Mosteiro de Tibães de 16 a 24 de Junho resulta da parceria estabelecida pelo Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado com o Mosteiro de Tibães, e pretende dar a conhecer os trabalhos desenvolvidos pelos alunos do 8º e 9º anos na disciplina de Oficina de Artes.
Nesta mostra, em torno da imagem, foram privilegiadas duas temáticas emergentes, “Bullying na escola” e “Multiculturalismo”, trabalhadas de forma transversal com o objetivo de que as imagens contribuam para a criação de uma consciência cívica e de cidadania dos alunos.
O primeiro tema, desenvolvido pelos alunos do 9º ano, em parceria com a turma do 8º D da Escola EB 2,3 de Real, centrou-se na criação de graffitis virtuais em contexto de escola e na produção de fotografias estereoscópicas encenadas pelos alunos.
O segundo, em articulação com os projetos “Connecting Classrooms” e “aler+”, e tendo como pano de fundo monumentos e espaços emblemáticas da cidade de Braga, os alunos construíram graffitis virtuais com recurso ao desenho, à pintura e à colagem digital, potenciando a sua capacidade de comunicação e de intervenção.
Os autorretratos e as fotografias de desenhos com luz pelos alunos dos 9º e 8º anos complementam esta exposição de luz e cor.
Transmitir mensagens de respeito pelo outro, estimular a sensibilidade, a imaginação, a criatividade e o espírito crítico dos alunos, e transformar, a partir da leitura crítica das imagens, comportamentos individuais e sociais, foram os objetivos deste projeto.

Os alunos do 6º ano, das turmas C, D, E e F, realizaram o estudo do rosto – proporção, e de seguida experimentaram a desconstrução do mesmo. Conseguiram resultados muito bons.

Os alunos do 6º ano, na disciplina de EVT, em articulação com a disciplina de Matemática, na aplicação do estudo dos frisos, e no seguimento dos conteúdos energia e movimento, realizaram estes trabalhos.





Festa da Primavera na EB 2,3 do Cávado